Meus textos

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Pão sobre as aguas

Essa semana tocou o interfone era do correio, entre os pacotes que chegaram tinha uma carta que me chamou atenção, pois hoje em dia ninguém mais escreve carta. Era uma jovem promessista do interior de São Paulo.
Foi maravilhoso ler e ver seu interesse. Contou-me que na igreja dela ensinaram que uma carta poderia ajudar o missionário no campo, sem duvida quem ensinou tinha razão.
Acho lindo que uma pessoa tão jovem (15 anos) se interesse por missões.
Quanto aos conselhos pedidos prefiro chamar de dicas, abandonei minha carreira de conselheiro virtual.
Vamos ao que interessa.
Existem vários requisitos básicos para um (a) vocacionado, porém quero ressaltar três.
·         Desprendimento: Fazer missões implica diretamente em se depreender de todas as coisas que podem desviar sua atenção seja ela o que for. E acredite é mais difícil do que parece. Jesus é muito claro aos que desejam seguir: Deixe que os mortos enterrem seus mortos... Lucas 9:59-60 mesmo que a pessoa em questão seja família.
O seguidor também é orientado a se desprender da ansiedade gerada pelas questões financeiras: vai vende tudo o que tens e segui-me. Mateus 19:16:22. Jesus sabia que esse desejoso seguidor não tinha conseguido abri mão de tudo.
Talvez você esteja se perguntando o que ganhará se conseguir se desprender de tudo isso. Capitalistamente eu responderia: Há uma promessa para aqueles que são perseguidos pela sua família. A Bíblia diz em Mateus 19:29 “E todo o que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna.” Porém existe uma recompensa momentânea que se chama satisfação.

 Romanos 8:38,39

Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os
principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá
separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor!

·         Aprender: Jesus estava convidando os discípulos para um período de aprendizado. Para caminharem longas distancia sofrerem privações, fortalecerem sua fé, superarem a debilidades naturais, aprenderem lidar com o sofrimento alheio e pessoal, ver milagres, conviver com traidores, suportar a rejeição, ou seja, o período de provação etapa essa doída e demorada, porém de imensa importância. E o tempo de fazermos perguntas pra Deus nessa universidade que Jesus é o mestre.
 Paulo aprendeu a suportar a solidão: “Na primeira vez em que fiz a minha defesa diante das autoridades, ninguém ficou comigo; todos me abandonaram.” (2 Timóteo 4.16)
Pedro falou da importância de aprender com as provas “Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo.” (1 Pedro 4:12) 

·         Praticar: Depois de se desprender dos laços naturais que são jogados nos nossos ombros e aprender com Jesus Cristo chegamos ao momento mais crítico que é de tornar em pratica o que conhece em teoria. Sem duvida esse é o passo mais difícil. Milhares de jovens afirmam ter vocação missionária, centenas deles se envolvem em algum grau com a obra, porém apenas algumas poucas dezenas tornam-se seguidores de Jesus. As maiorias dos jovens se perdem entre a conscientização missionária e o campo de trabalho, talvez porque a igreja tem negligenciado a pratica.

Abraços

2 comentários:

  1. Pr. Marcus, que Deus lhe abençoe pela postagem pedagógica e edificante. É realmente primordial orientar nossa juventude que anseia fazer missões sobre o valor e o preço da abnegação missionária, como também de sua imensurável recompensa. A paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  2. Paz missionária.

    Que bom que gostou do texto fico feliz pelo comentário vindo de uma pessoa que exerce a vocação missionária.

    Ate breve.

    Pax Domini sit semper Vobiscum.

    ResponderExcluir